Água do Rio Doce é liberada para irrigação de lavouras em Linhares
NOTÍCIAS

A irrigação de lavouras realizada com a água do Rio Doce voltou a ser autorizada pela Prefeitura de Linhares, no Norte do Espírito Santo, nesta quinta-feira (26). De acordo com o secretário de Agricultura do município, Mauro Rossini, os metais pesados presentes na água estão 'presos' a algumas argilas e isso não permite a contaminação do solo e das plantas.

“Para a irrigação, essa água não tem mais problema, porque esses elementos, contidos nos metais pesados, estão indisponíveis para as plantas. Eles estão associados a algumas argilas, o que os tornam indisponíveis não causam nenhum tipo de contaminação ao solo e às plantas”, explicou o secretário.
Em uma fazenda de cacau do município, a irrigação tem sido a salvação da lavoura, em meio à pior seca dos últimos 80 anos do Vale do Rio Doce. A água, que sai cristalina do irrigador, tem chegado à fazenda numa coloração marrom. Em piscina da propriedade, a lama é decantada e a água sai limpa para a irrigação das plantas.
O gerente da fazenda, Fabrício Carreto, disse que também está tranquilo em relação ao uso da água do Rio Doce. “Desde o início, nos foi comunicado que esses elementos estavam inertes, aprisionados na argila, não causando problemas nem para a planta nem para a exposição à pele”, falou.
Mas, apesar da liberação da prefeitura, o professor universitário de biologia e especialista em substâncias tóxicas ao meio ambiente, Levy Gomes, acredita que ainda não é o momento para retomar a irrigação.
“No momento que você fizer uma irrigação e levar essa água junto aos sedimentos para próximo às plantas, há uma boa possibilidade de esse metal que está agregado ao sedimento parar no interior das plantas, o que acarretaria uma bioacumulação. Não seria prudente, nesse momento, utilizar essa água para qualquer processo que, no futuro, envolva algum consumo humano”, justificou
Fonte: G1
Leia +
Comerciante assassinado com um tiro na nuca ao lado da mulher em Anchieta
Agente penitenciário se irrita com churrasco e atira em rua do ES
Morador colhe batata doce de quase 13kg em Jacaraípe, ES
Entenda o cálculo da nova aposentadoria
Feirão online para limpar o nome tem 10 negociações por segundo
Zelador é preso suspeito de estuprar duas crianças em Cariacica, ES
INSS deve pagar 4 mil aposentados do ES após erro, diz MPF
 
 
 
 
© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Rádio Piúma FM