Equipe de profissionais comemora o sucesso das ações voltadas à prevenção e saúde: cerca de mil atendimentos foram realizados
NOTÍCIAS
A prefeitura de Piúma , por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com a FNCC (Frente Nacional de Combate ao Câncer), realizou dois dias de eventos voltados à prevenção e saúde como encerramento do Outubro Rosa.
Este momento faz parte do projeto Universidade da Prevenção e Promoção da Saúde (UNISAUDE).
 
No decorrer da ação, um veículo totalmente equipado para atender às demandas, contou com uma equipe de profissionais que realizaram cerca de 800 exames (testes rápidos para detecção de AIDS, sífilis, hepatite B e C, medição de glicose).
 
Um cirurgião dentista ensinou o auto exame bucal e, caso fosse detectado algum problema, na boca ou nos dentes, o paciente era encaminhado para o posto de referência.
 
Houve coleta de 130 preventivos e as atividades tiveram foco na prevenção da saúde e na promoção de conhecimento: triagem, distribuição de panfletos explicativos,palestras de nutrição com um educador físico, explicação sobre o auto exame da mama, (que no caso da presença de algum nódulo no auto exame, a paciente era encaminhada pela enfermeira para realização da mamografia).
 
A secretaria destaca que durante o mês de outubro, a prefeitura agendou 130 mamografias com o intuito de diminuir a demanda reprimida por parte do Estado.
 
As pacientes que procuraram os serviços puderam contar com orientações sobre a Lei Maria da Penha, divórcio, entre outros.
 
Teve também corte de cabelo gratuito para as mulheres interessadas em doar o cabelo para a produção de prótese capilar (perucas), ao hospital do Câncer de Cachoeiro de Itapemirim.
 
A prefeitura parabeniza a todos os envolvidos nesta ação tão relevante para o público feminino e, adianta que no próximo dia 28, a ação se repetirá, desta vez, voltada à prevenção do diabetes e câncer de próstata.
 
FONTE: PMP

 

Leia +
Comerciante assassinado com um tiro na nuca ao lado da mulher em Anchieta
Agente penitenciário se irrita com churrasco e atira em rua do ES
Morador colhe batata doce de quase 13kg em Jacaraípe, ES
Entenda o cálculo da nova aposentadoria
Feirão online para limpar o nome tem 10 negociações por segundo
Zelador é preso suspeito de estuprar duas crianças em Cariacica, ES
INSS deve pagar 4 mil aposentados do ES após erro, diz MPF
 
 
 
 
© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Rádio Piúma FM