ES tem mais de 8 mil casos de dengue notificados em 2019
NOTÍCIAS
Foram notificados no Espírito Santo 8.838 casos de dengue entre janeiro e 16 de março de 2019. Os dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta segunda-feira (25), mostram um aumento de 501% de casos da doença comparado o mesmo período do ano anterior.
 
De janeiro a 16 de março de 2018, 1.470 casos foram notificados.
 
A incidência no estado é de 222,5 casos para cada 100 mil habitantes e ocupa a sexta posição no ranking brasileiro de incidência de dengue por habitantes. No Espírito Santo, foi registrado uma morte por causa da doença em 2019.
 
O aumento de casos no Espírito Santo foi acima da média nacional, no qual o número de notificações cresceu 224%.
 
O coordenador do Departamento de Dengue do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, explica que o aumento de casos no estado se deve a circulação da dengue tipo 2 e também condições climáticas de chuva e calor.
 
“Essa é uma mudança no cenário, no qual 85% dos casos são do sorotipo 2. Essa forma da doença foi mais incidente em 2008 e no final dos anos 1990. Isso faz com que a população não tenha imunidade ao vírus e aumenta os casos”, explicou Said.
 
Para o combate do mosquito transmissor da doença, o coordenador explica que as ações são por parte dos governos Federal, Estadual e Municipal, mas salienta a importância da população no processo de impedir que o aedes aegypti se reproduza.
 
“Mais de 80% dos criadouros do mosquito são dentro de domicílios. Então, orientamos a população e fazemos o pedido para que os moradores fiscalizem suas casas com medidas como checar as calhas e caixas d’água”, ressalta o coordenador. Ele ainda alerta que o período mais crítico da doença é até o final de abril.
 
FONTE: G1 ES

 

Leia +
Comerciante assassinado com um tiro na nuca ao lado da mulher em Anchieta
Agente penitenciário se irrita com churrasco e atira em rua do ES
Morador colhe batata doce de quase 13kg em Jacaraípe, ES
Entenda o cálculo da nova aposentadoria
Feirão online para limpar o nome tem 10 negociações por segundo
Zelador é preso suspeito de estuprar duas crianças em Cariacica, ES
INSS deve pagar 4 mil aposentados do ES após erro, diz MPF
 
 
 
 
© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Rádio Piúma FM