Grávidas são as primeiras a receber a vacina contra a gripe
NOTÍCIAS
A vacinação contra a gripe H1N1 para trabalhadores da saúde, grávidas e mulheres com até 45 dias após o parto começou nesta segunda-feira e segue até o próximo dia 20 de maio em todo o Estado, seguindo um cronograma por público-alvo.
De acordo com a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Danielle Grillo, a campanha nacional de vacinação começa oficialmente no dia 30, mas o Espírito Santo decidiu antecipar a vacina para esse grupo, que representa 13,55% do total de pessoas a serem vacinadas contra a gripe no Estado.
 
“O vírus começou a circular antes do período previsto, então baseado na cota de vacinas que recebemos do Ministério da Saúde, o Estado antecipou a vacinação para parte do grupo prioritário”, esclarece.
 
A coordenadora ressalta a importância da vacinação, mas alerta que essa não é a única forma de prevenção contra a gripe.
“É importante que as pessoas adotem medidas como higienização das mãos, evitem locais aglomerados, mantenham o ambiente arejado, usem lenços descartáveis e evitem o contato das mãos com boca, nariz e olhos”.
Nas clínicas particulares, a procura por vacinas tem sido intensa. No Centro de Vacinação da Praia (CVP), na Praia do Canto, os estoques de tetravalente e trivalente, que protegem contra o vírus H1N1, estão zerados, a previsão é que as doses sejam entregues na sexta-feira (22).
 
Greve
 
Uma preocupação pertinente às pessoas a serem imunizadas é quanto à greve dos servidores da saúde de Vila Velha, mas em nota, a prefeitura informou que a situação já está normalizada e que a vacinação acontecerá em todas as Unidades de Saúde e no Centro de Especialidades Médicas (CEMAS) do município.
Fique atento!
 
Vacinas
 
Público-alvo
 
Inicialmente a vacina será ofertada para grávidas, puérperas e trabalhadores da saúde. A partir do dia 30, será oferecida a todos os grupos que compõem o público-alvo.
Grupos
A partir do dia 30
 
Grupo prioritário: é composto por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas.
 
Anticorpos
 
Bebês
 
Ao ser imunizada, a gestante passa anticorpos para o bebê. No caso das puérperas, a transmissão dos anticorpos se dá via aleitamento materno.
Estimativa
 
Imunização
 
Ao todo, 849.975 mil pessoas devem ser imunizadas no Estado. O Espírito Santo receberá um total de 909.200 doses da vacina do Ministério da Saúde. A vacinação acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde, nos 78 municípios capixabas.
 
Leia +
Comerciante assassinado com um tiro na nuca ao lado da mulher em Anchieta
Agente penitenciário se irrita com churrasco e atira em rua do ES
Morador colhe batata doce de quase 13kg em Jacaraípe, ES
Entenda o cálculo da nova aposentadoria
Feirão online para limpar o nome tem 10 negociações por segundo
Zelador é preso suspeito de estuprar duas crianças em Cariacica, ES
INSS deve pagar 4 mil aposentados do ES após erro, diz MPF
 
 
 
 
© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Rádio Piúma FM