Mais de 21 mil estudantes ainda vão fazer o Enem no Espírito Santo
NOTÍCIAS

Apesar da espera, os mais de 21 mil candidatos capixabas que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 3 e 4 de dezembro podem aproveitar o tempo para se dar bem na prova. Manter a rotina de estudos, revisar o conteúdo estudado e usar as provas aplicadas, ontem e sábado, como referência, são algumas das dicas para os candidatos se prepararem ainda mais.

É o que explicam os especialistas em educação, que também não acreditam que o grau de dificuldade da próxima prova será maior, o que pode tranquilizar quem anda sofrendo com a ansiedade.

"É muito pouco provável que a prova de dezembro seja muito mais difícil, porque o Enem usa um sistema de questões que são de uma mesma base de dados, e existe embasamento estatístico que comprova isso", defende o professor de Biologia do Sebcoc, Vinicius Santos.

Segundo ele, vale a pena revisar as provas aplicadas, principalmente para se familiarizar com o perfil do teste, que pode ser entendido como a "pegada ou o tipo de questões que caem no exame".

Além disso, o candidato deve revisar todo o conteúdo estudado, mas por meio da prática de exercícios. “O tempo de exercitar tem que ser maior do que o de teorizar”, alerta Santos.

Redação

Outra dica é conferir o tema da redação, para excluir da lista dos possíveis temas apontados pelos professores da área, segundo o vice-diretor do pré-vestibular do Up Centro Educacional, James Scandian, e praticar muito. Para ele, as próximas quatro semanas são uma chance a mais.

"Esse mês a mais de estudo pode até aprovar quem ficaria reprovado neste final de semana. Quem ainda não estava amadurecido, agora tem a chance e quem já estava pronto pode se motivar mais", orienta James Scandian.

Prova em dezembro pode fazer com que grávida perca o exame

Prestes a entrar no nono mês de gestação, a universitária Ana Carolina Aguiar Mariani, 22, agora não tem mais certeza de que vai fazer o Enem. Ela deveria ter feito a prova no final de semana, mas com a Escola Renato Pacheco, onde prestaria o exame ocupada, agora está entre os participantes que farão a prova em 3 e 4 de dezembro.

Leia +
Comerciante assassinado com um tiro na nuca ao lado da mulher em Anchieta
Agente penitenciário se irrita com churrasco e atira em rua do ES
Morador colhe batata doce de quase 13kg em Jacaraípe, ES
Entenda o cálculo da nova aposentadoria
Feirão online para limpar o nome tem 10 negociações por segundo
Zelador é preso suspeito de estuprar duas crianças em Cariacica, ES
INSS deve pagar 4 mil aposentados do ES após erro, diz MPF
 
 
 
 
© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Rádio Piúma FM