Mar avança e erosão provoca estragos na orla de Ponta da Fruta, em Vila Velha
NOTÍCIAS
A erosão causada pelo avanço do mar vem causando destruição na orla da Ponta da Fruta, em Vila Velha, no Espírito Santo. Por conta do problema, castanheiras já precisaram ser cortadas e partes de quiosques desabaram. Nos últimos dias, três imóveis foram interditados pela Defesa Civil por risco de desabamento.
 
O tatuador Mateus Mariane surfa na praia de Ponta da Fruta há 15 anos. Ele conta que o local sempre foi conhecido pelas águas serem calmas e planas, mas que agora o cenário é outro.
 
“A cada ano que passa, a gente percebe que o mar vem subindo. As pessoas que residem ou têm comércio aqui vão construindo barreiras. Esse ano, quando veio, quebrou de uma vez. Foram árvores que caíram, casas destruídas. Tem muito resto de construção, vergalhões, pedras. Tudo espalhado na beirada da praia”, disse.
 
A funcionária pública Evelyn Neto é moradora da região e contou que a destruição causada pelas ressacas do mar é antiga. Mesmo assim, ela garante que nunca tinha visto a praia na situação em que está atualmente.
 
“É desolador. Eu frequento essa praia desde os 15 anos. A gente já viu muitas famílias trazendo crianças. Porque a característica dessa praia é de ser rasa e calma, propícia para crianças. Então ver isso daqui é muito triste”, disse.
 
Os muros de várias casas da orla também desabaram. Na frente dos quiosques que ficaram destruídos, sacos com areia foram colocados na tentativa de conter a força do mar.
 
A Defesa Civil municipal disse que tem feito um levantamento dos estragos causados pelo avanço do mar. Alguns imóveis foram interditados porque há risco de desabamento.
 
“Três casas foram interditadas. As pessoas que nela moravam foram entrevistadas para aluguel social. Provavelmente estão construídos em área irregular. É uma suspeita que temos. Casas que estão avançando, quiosques, são estruturas fixas que estão onde não deveriam estar”, disse o assessor adjunto da Defesa Civil de Vila Velha, Augusto Bandeira.

 

Leia +
Comerciante assassinado com um tiro na nuca ao lado da mulher em Anchieta
Agente penitenciário se irrita com churrasco e atira em rua do ES
Morador colhe batata doce de quase 13kg em Jacaraípe, ES
Entenda o cálculo da nova aposentadoria
Feirão online para limpar o nome tem 10 negociações por segundo
Zelador é preso suspeito de estuprar duas crianças em Cariacica, ES
INSS deve pagar 4 mil aposentados do ES após erro, diz MPF
 
 
 
 
© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Rádio Piúma FM