Nvidia cria supercomputador 10 x mais rápido para carros autônomos
NOTÍCIAS

A Nvidia lançou a segunda geração de sua plataforma de supercomputação para carros autônomos. Em uma apresentação durante a Consumer Electronics Show (CES 2016) nesta segunda-feira (4), a fabricante de processadores exibiu a Drive PX 2, dez vezes mais rápida que a versão anterior, já usada por 50 montadoras em todo o mundo.

O sistema de aprendizado de máquina funciona, na prática, como o "cérebro" dos carros que dirigem sozinhos: é responsável por processar toda a informação acumulada nas experiências anteriores e decidir que decisão tomar quando algo ocorre na pista. Seja um animal atravessando a rua inesperadamente, o carro da frente freando bruscamente ou a garoa que apertou e virou uma chuva torrencial.
 
Entre as cinco dezenas de empresas adeptas da Drive PX, estão BMW, Daimler e Ford. Já a nova versão será testada pela Volvo, que equipará 100 veículos modelo XC90 come ela para que trafeguem pelas ruas da cidade sueca de Gotemburgo.
Debaixo do capô
A agilidade do Drive PX 2 aumentou porque ele tem capacidade de 8 teraflops (ou TFlops, equivalente a 8 trilhões de cálculos de ponto-flutuante por segundo ou contas de soma e subtração por segundo). Segundo a Nvidia, isso é como ter o poder de processamento de 150 MacBook Pros debaixo do capô do carro.
 
Diferentemente do que ocorre atualmente, porém, o novo "cérebro" tem o tamanho de uma lancheira -- os sistemas atuais ocupam todo o porta-malas dos veículos.
 
Além de menor e mais rápido, o sistema também processa os dados de sensores posicionados em toda a carroceria do automóvel que captam uma visão do que ocorre ao redor dele.
 
Na pista
Apesar de não contar com um motorista ao volante, os carros com essa maior capacidade de processamento, diz a Nvidia, são mais seguros, porque... não possuem justamente um humano na direção.
 
Dados da Administração Nacional de Segurança de Tráfego em Rodovias (NHTSA, na sigla em inglês) mostram que nove em cada dez acidentes nos Estados Unidos foram provocados devido a algum erro humano.
Fonte: G1

 

Leia +
Comerciante assassinado com um tiro na nuca ao lado da mulher em Anchieta
Agente penitenciário se irrita com churrasco e atira em rua do ES
Morador colhe batata doce de quase 13kg em Jacaraípe, ES
Entenda o cálculo da nova aposentadoria
Feirão online para limpar o nome tem 10 negociações por segundo
Zelador é preso suspeito de estuprar duas crianças em Cariacica, ES
INSS deve pagar 4 mil aposentados do ES após erro, diz MPF
 
 
 
 
© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Rádio Piúma FM