Prefeitura de Colatina volta a captar água no Rio Doce
NOTÍCIAS
A Prefeitura de Colatina, Noroeste do Espírito Santo, voltou a fazer a captação de água no Rio Doce, na noite deste domingo (22), depois do resultado positivo da análise feita pelo laboratório Tommasi. A distribuição acontece gradativamente a partir desta segunda-feira (23).
Desde a aproximação da enxurrada de lama vinda de Mariana, em Minas Gerais, à meia-noite desta quarta-feira (18), o abastecimento de água foi suspenso no município.
Como os reservatórios estão completamente secos, a prefeitura informou que vai precisar de dois ou três dias para normalizar o abastecimento em todas as casas do município.
A lama de rejeitos de minério que vazou da barragem da Samarco - cujos donos são a Vale a anglo-australiana BHP Billiton - chegou ao mar neste domingo (22), após passar pelo trecho do Rio Doce no distrito de Regência, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, segundo o Serviço Geológico do Brasil.
Confusão
No primeiro dia de distribuição de água feito pela Samarco em Colatina, na quinta-feira (19), houve tumulto. Moradores do bairro Santos Dumont ignoraram a ação de funcionários da empresa e subiram em cima do caminhão, pegando mais litros do que outros, segundo relatos de populares.
Após tumulto, o Ministério Público Estadual (MP-ES) notificou a Prefeitura de Colatina nesta sexta-feira (20) para que o postos de distribuição fossem ampliados e melhor organizados. A prefeitura afirmou que não tem efetivo suficiente para organizar os 100 postos solicitados pelo MP-ES.
Municípios afetados
Desde o rompimento da barragem, no dia 5 de novembro, a onda de rejeitos seguiu pelo Rio Doce e atingiu três municípios capixabas: Linhares, que não usa as águas do Rio Doce para abastecimento da cidade; Baixo Guandu, que passou a usar as águas do Rio Guandu; e Colatina, que tinha o rio como única fonte de captação e havia suspendido o uso da água.
Fonte: G1

 

Leia +
Zelador é preso suspeito de estuprar duas crianças em Cariacica, ES
Comerciante assassinado com um tiro na nuca ao lado da mulher em Anchieta
Agente penitenciário se irrita com churrasco e atira em rua do ES
Morador colhe batata doce de quase 13kg em Jacaraípe, ES
Empresário morto em Anchieta pode ter sido vítima de latrocínio, diz polícia
Vale tem vagas de estágio no ES com bolsa de até R$ 1.118
Prefeitura confirma dois casos de zika vírus em Vitória
 
 
 
 
© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Rádio Piúma FM