Samarco admite que mais lama pode chegar ao Espírito Santo com início de período chuvoso
NOTÍCIAS
Em audiência pública realizada na sede da Justiça Federal, em Vitória, na tarde desta terça-feira (24), representantes da Samarco admitiram que os rejeitos de minérios que se depositaram ao longo do leito do Rio Doce podem ser carregados para o Espírito Santo com a chegada de um período chuvoso.
A declaração foi dada em audiência pública entre representantes da mineradora, dos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho e de entidades ambientais.
De acordo com o gerente de Engenharia Ambiental da Samarco, Paulo Cezar de Siqueira, os níveis de turbidez identificados no Rio Doce foram diminuindo até a chegada do curso d'água à foz, no distrito de Regência, em Linhares. Segundo Paulo Cezar, parte da lama da barragem de Fundão se depositou ao longo do leito do rio.
Ao ser perguntado pelo juiz federal Rodrigo Reiff Botelho, que conduzia a audiência pública, se a empresa estava fazendo o monitoramento desses resíduos, o gerente da Samarco confirmou que o trabalho está sendo feito e admitiu que a lama que ficou para trás ainda pode ser carregada pelo rio com a chegada de período chuvoso.
“O que, possivelmente, vai acontecer é que, na medida em que chuvas ocorrerem, esse material também será transportado, como os demais sedimentos dos afluentes que aportam no Rio Doce, além do acarreamento superficial de sólidos que vêm da própria calha do rio, juntando-se aos resíduos e se deslocando para a região marinha”, admitiu o gerente de Engenharia Ambiental da Samarco.
De acordo com os representantes da empresa que estiveram na audiência pública nesta terça-feira, em Vitória, não foi elaborado um plano de dragagem da lama de rejeitos de minério que ficou depositada ao longo do leito do rio e na hidrelétrica de Candonga, em Minas Gerais. Essa hidrelétrica está inoperante por conta da quantidade de resíduos que ficaram parados na barragem da usina.
Fonte: Gazeta Online
Leia +
Comerciante assassinado com um tiro na nuca ao lado da mulher em Anchieta
Agente penitenciário se irrita com churrasco e atira em rua do ES
Morador colhe batata doce de quase 13kg em Jacaraípe, ES
Entenda o cálculo da nova aposentadoria
Feirão online para limpar o nome tem 10 negociações por segundo
Zelador é preso suspeito de estuprar duas crianças em Cariacica, ES
INSS deve pagar 4 mil aposentados do ES após erro, diz MPF
 
 
 
 
© Copyright 2015 - Todos os direitos reservados - Rádio Piúma FM